O churrasco: Rio Grande do Sul até São Paulo
A culinária gaúcha também ganhou espaço no estado de São Paulo. O nosso famoso churrasco brasileiro, presente em quase todos os momentos festivos, deu-se origem no Rio Grande do Sul, prato gaúcho típico e conhecido por todos os brasileiros. Com carne bovina, suína ou caprina de animais que vivem no Pampas surgiram as carnes preparadas para o churrasco. Além das carnes, as linguiças também são utilizadas para a produção do prato. Essas carnes são temperadas e colocadas em uma grelha ou no espeto com carvão vegetal. Como acompanhamento, arroz, farofa, salada e pão.O churrasco adquiriu peculiaridades especiais de acordo com a região em que é preparado.
Atualmente, o Brasil é o campeão mundial na produção de carne. O rebanho brasileiro é constituído de 165 milhões de cabeças de gado, perdendo somente para a Índia, com 245 milhões. No entanto, é nosso o maior rebanho comercial, pois naquele país a carne bovina é considerada sagrada e, por isso, não pode ser consumida. A ingestão de carne no País está entre as dez maiores do mundo, com 34,5 quilos per capita por ano.
Não podia ser diferente na grande cidade de São Paulo, o churrasco foi incrementado e aceito no cardápio paulista, inclusive aqui no Sampa Prime.
Referências: Comidas Típicas