A importância do café e do leite na cultura e economia paulista

Falta pouco para o aniversário de são paulo e em comemoração à esta data, na sexta-feira dia 22/01/2016 o almoço no sampa prime será tipico à paulistano, imperdível!

 

Cultura paulista, culinária e pratos típicos.

A base da culinária típica do Estado de São Paulo carrega as características do início do povoamento das terras paulistas, fruto do encontro entre as culturas indígenas e europeias através dos primeiros colonizadores portugueses. Ao longo dos séculos, influências de outros povos foram agregando novas cores e sabores ao jeito de se alimentar de São Paulo.

O Café e o leite foram produtos importantes para a economia de São Paulo e estão na mesa das famílias paulistas até hoje.

O café era bastante consumido (muitas vezes sem coar), assim como a rapadura e o açúcar mascavo. Uma bebida bastante popular entre os tropeiros, e que caiu em desuso, era a jacuba, cujos ingredientes eram água, farinha de milho ou mandioca e rapadura ou mel. Às vezes acrescentava-se leite, cachaça ou sumo de limão.

Esse tipo de alimentação, tipicamente paulista dos índios, bandeirantes e tropeiros, reinou até o século 19, quando São Paulo começou a despontar como potência econômica por conta da produção cafeeira.

Por volta de 1870, o Vale do Paraíba, região em que até então concentrava a maior produção cafeeira e os setores mais ricos do país, passa pelo esgotamento de seu solo, redução da produtividade e conseqüentemente das margens de lucro. A produção do café segue para o Oeste Paulista. Surge no Vale do Paraíba a oportunidade para uma nova atividade: a produção de leite. A partir de então, diversos desenvolvimentos tecnológicos foram aplicados ao leite de consumo até caracterizar seu mercado atual. Novos tratamentos térmicos, novas embalagens, novos sistemas de transporte e outras tecnologias, permitiram que o leite antes consumido sem nenhum tipo de tratamento, direto da vaca, pudesse chegar ao consumidor, em ótimas condições de consumo e armazenamento, seguro, com maior durabilidade, diferentes teores de gordura, quantidades de vitaminas, sabores e nutrientes.

Enfim, cada povo trouxe elementos que fizeram de São Paulo, sobretudo a sua capital, um dos polos gastronômicos mais importantes do mundo.

 

Abaixo duas receitas irresistíveis para você se deliciar.

 

Doce de Leite

Ingredientes

2 l de leite

4 xícaras de açúcar (750 g)

Modo de Preparo

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo.
  2. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos).
  3. Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos).
  4. Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva às colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco.
  5. Com sabores vários ingredientes podem ser adicionados ao doce já pronto para mudar o sabor ameixas pretas previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas figo em calda.
  6. Dica Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa, é preciso mexer o leite sem parar.
  7. Primeiro para dissolver por completo o açúcar e depois para que ele caramelize por igual e não forme grumos (bolas) no fundo da panela.

 

Pudim de Café

Ingredientes

3 gemas

3/4 de xícara de açúcar

l colher de sopa de farinha de trigo

l/2 xícara de café forte

2 claras

l xícara de creme de leite

Modo de preparo

Bata as gemas com o açúcar e a farinha. Junte o café e bata bem. Leve ao banho Maria e cozinhe sobre fogo lento, mexendo sem parar até que engrosse um pouco, sem contudo deixar ferver. Deixe esfriar. Bata as claras em neve. Em outra vasilha, bata o creme de leite em chantilly. Acrescente primeiro o creme chantilly à mistura de gemas e depois as claras em neve, e misture cuidadosamente. Coloque numa forma e leve à geladeira por 3 a 4 horas. Na hora de servir, desenforme e sirva com biscoitos ou bolachas champanhe. Dá 4 a 6 porções.

 

Fonte: Negocio Global/Guia Vargem Grande Paulista / Texto desenvolvido com base nos textos do Portal do Governo do Estado de São Paulo  sobre cultura e artesanato paulista, site Revelando São Paulo  e os livros da Coleção Terra Paulista.