Curiosidades sobre o Cuscuz Paulista

Faltam apenas 5 dias para o 462º aniversario de São Paulo e em comemoração à esta data, na sexta-feira dia 22/01/2016 o almoço no Sampa Prime será tipico à paulistano, imperdível!

Conheça a  historia de mais um prato típico paulista com um tempero de dar aguá na boca.

Entre os séculos 17 e 18, os tropeiros que partiam da capital em direção ao interior do estado, levando consigo mercadorias e alimentos como farinha de milho, galinha, feijão e miúdos. Durante a viagem, a farinha absorvia os sucos dos alimentos e tudo se misturava formando um virado mais tarde batizado de cuscuz paulista! Em pouco tempo o prato ganhou outros povoados e cidades e chegou em Minas Gerais que fez a sua versão cozida com queijo, torresmo e couve. Quando a receita chegou em Marrocos, levada pelas mãos do marechal Deodoro em 1889, já faziam parte a linguiça, grão-de-bico e semolina. E então chegamos no que conhecemos hoje como couscous marroquino! Com essa roupagem, o prato chegou a Paris e atualmente está presente em muitos restaurantes de Manhattan nos EUA, lugar onde o hot-dog ainda é rei. E sem esquecermos da famosa sardinha em lata, presente sempre em todo bom cuscuz que se preze, esta só começou mesmo a ser usada na Segunda Guerra Mundial, época de escassez de alimentos frescos e da abundância de comida enlatada.

 

Receita

Ingredientes

1 lata(s) de molho de tomate

1 copo(s) de água

1/2 copo(s) de óleo de milho

2 tablete(s) de caldo de galinha sem gordura

1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)

1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)

1 vidro(s) de palmito picado(s)

1 lata(s) de ervilha

1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)

1 colher(es) (sopa) de molho de pimenta vermelha

2 unidade(s) de ovo cozido picado(s)

2 lata(s) de sardinha com óleo sem pele(s) e sem espinhas

50 gr de azeitona verde

2 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de milho amarela

1 lata(s) de milho verde

 

Modo de preparo

Retire o óleo da sardinha. Leve a água, o molho, o óleo, o caldo de galinha e os pimentões ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente os demais ingredientes e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos mexendo a cada 2 minutos. Coloque a pasta obtida em fôrma de anel untada e decorada. Pressione levemente e desenforme imediatamente.
Fonte: Receitas d Mais